Quem não mede, não gerencia

Com uma infinidade de métricas existentes no mercado digital hoje, principalmente na parte de links patrocinados como Google Ads, Facebook Ads, Linkedin Ads, Instagram Ads, Pinterest, TikTok, dentre outras, fica primordial entender os tipos de métricas existentes para ajudar em seu processo de tomada de decisão, não apenas no gerenciamento destas campanhas, mas para mensurar o que está sendo feito, se está gerando resultados e o que pode trazer novos leads amanhã.

Abaixo algumas siglas importantes que você deve saber:

Métricas de Performance

CAC – Custo por aquisição de clientes (quanto você está pagando para fazer uma venda)

ROI – Retorno sobre Investimento (invisto x e me retorna x de LUCRO)

Custo por Lead (quantidade de pedidos de orçamento, por exemplo)

Custo por Oportunidade (de todos os pedidos de orçamentos gerados, quantos realmente você teria chances de vender (converter)?

Se o valor do seu CAC está muito alto, você precisa mudar sua estratégia de marketing para não ter uma campanha com PREJUÍZO.

Exemplo: Você vende um caderno por R$50,00 e faz anúncios para trazer novas vendas. Em sua análise, percebeu que para um cliente de fato comprar seu caderno, você precisou investir R$100 em um único cliente (lead). Tem algo errado, certo?

Beleza, e o ROI?

ROI (abreviação do inglês return on investment)
O ROI permite saber o quanto uma empresa perde ou ganha com os investimentos feitos em diferentes canais.

É um indicador que fornece o resultado final de cada campanha.

Como calcular o ROI?

ROI = Receita – Custo / Custo

Exemplo: imagine que o ganho da sua empresa tenha sido de 30 mil reais e o investimento inicial tenha sido de 5 mil. Utilizando a fórmula temos:

ROI = (30.000 – 5.000) / 5.000
ROI = 5

Neste exemplo o ROI foi de 5x o investimento inicial, no caso, 500% de retorno.

A mesma análise deve ser feita com as outras métricas!

Quais campanhas posso trabalhar no Google Ads?

  • Campanha na Rede de Pesquisa (anúncios em formatos de textos)
  • Campanha de Display ou Remarketing (anúncios em formatos de imagens, gifs com alguns CTS’s – call action)
  • Campanha de Shopping (anúncios gráficos no topo das páginas de pesquisa com preços, botão de comprar, etc)
  • Campanha de Vídeo (anúncios no Youtube)
  • Campanha de Apps (anúncios em aplicativos)

    Tenho certeza que alguma destas campanhas fazem sentido para o marketing de sua empresa, em muitos casos, mais de uma.

 

Por isso é tão importante ter alguém qualificado para gerenciar suas campanhas de marketing, profissionais que sabem como essas métricas funcionam e gerenciam diariamente para que suas campanhas não tenham prejuízo e mais que isso, gere lucro.

 

Você já conhecia essas métricas? Deixe aqui nos comentários!

 

Jéssica Maia

Jéssica Maia

❤️ Marketing Digital
-Graduada em Administração de Empresas pela Univ. Anhembi Morumbi
-Curso Avançado de Google Ads-Certificada do Google Partners há +3 anos.
-*CMO de Marketing Digital na Agência Weber
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