Devo me Preocupar com o Pós-Atendimento?

As pessoas se preocupam demais em trazer novos leads para sua empresa todos os dias e esquecem daqueles que já estiveram contigo em algum momento.
Mais importante do que trazer novos leads até sua empresa é mantê-los fiéis a você, afinal, reter e converter um cliente tem um custo MUITO MENOR do que conquistar novos leads.

Desta forma, trabalhamos com algumas vertentes:

Para manter seu cliente fiel e ativo é preciso planejar algumas ações para que ele perceba que é com ele que você está falando! Não é porque você já VENDEU que ele se tornou esquecido.
Em um mundo de tecnologia, onde tudo é feito de forma rápida e automática, é importante ele sentir que está sendo TRATADO por PESSOAS, que sabe quem ele é e o que ele faz.

A Experiência do cliente em sua empresa deve ser a melhor possível, é ela que vai decidir sobre você e seu concorrente.

 

NUTRIÇÃO DE LEADS
Munir seu cliente de informações relevantes para o Business dele é parte fundamental para que ele interaja com você.
Criação de conteúdos em blogs, vídeos em redes sociais, e-mail marketing, landing pages, são algumas formas de fazer isso acontecer.
Mostrar os tipos de soluções que você oferece para ajudá-lo a solucionar os problemas dele é o ponto chave destes conteúdos.

 

MANTENHA-SE ONLINE
Periodicamente é importante entrar em contato com seu cliente, não para VENDER e sim para entender em que momento ele está, pra você conseguir trabalhar com este cliente de forma pontual nos próximos contatos.

 

AUTOMAÇÃO
Existem algumas ferramentas de automação de marketing, como o Mautic por exemplo, que te ajuda a tomar ações sequenciais de acordo com o comportamento daquele cliente em específico.
Elas te ajudam MUITO a manter todo esse contato com seu pós-atendimento.
Exemplo: Você enviou um e-mail marketing para um grupo de clientes, 40% destes clientes leram a mensagem e clicaram no e-mail. Então você tomará ações exclusivas para este tipo de cliente. Assim como outro tipo de ação para aqueles que não leram no primeiro momento.
Fazer isso MANUALMENTE dá muito trabalho e seria preciso uma pessoa fulltime neste tipo de tarefa, por isso, sugerimos a automação.

 

CRM
Utilizar um CRM completo para a equipe de vendas é algo tão necessário hoje quanto manter o contato em si.
No CRM você consegue controlar de forma organizada todos os seus leads, com históricos de conversas, dados, e muito mais.
Agendar lembretes para retornar contato é uma das funções primordiais do sistema.
Além disso, saber de quais canais de comunicação seus novos clientes chegaram é um dado essencial para tomar as próximas decisões de divulgação, afinal hoje temos inúmeras fontes de entrada de leads disponível no mercado. (Google Ads, Redes Sociais, E-mail marketing, etc)

 

CONVERSÃO
Após manter tudo isso em ordem é hora de converter seu ATUAL cliente em novos projetos, novos produtos.
E será muito mais fácil convencê-lo, pois você já mostrou a ele indiretamente o próximo passo que precisa ser tomado.

 

Espero que algumas das coisas citadas acima tenha feito sentido para você!

Aproveite e siga-nos no Instagram e Facebook!

Até mais!

Jéssica Maia
Especialista em Marketing Digital na Agência Weber

0 Comments